20º BIB realiza formatura alusiva ao primeiro tiro de artilharia da FEB
Curitiba (PR) – O 20º Batalhão de Infantaria Blindado, “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”, realizou uma formatura em comemoração aos 80 anos do primeiro tiro de artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos da Itália.
A cerimônia, que faz parte do XXXIV Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, contou com a presença do General de Divisão Ricardo José Nigri, Comandante da 5ª Divisão de Exército, do General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, Comandante da 5ª Região Militar, do General de Brigada Fábio Cordeiro Pacheco, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, além de antigos comandantes do batalhão, do senhor Oudnot Willadino, ex-combatente da FEB, da senhora Hilda Della Nina, filha do Sgt Max Wolf Filho, da senhora Raquel Madureira Régnier, Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, e de outros convidados ilustres.
Durante a solenidade, foi realizado um disparo de artilharia com o obuseiro de 105 mm, recriando simbolicamente o primeiro tiro brasileiro contra as forças nazi-fascistas. O disparo foi conduzido pelo senhor Marcus Pontarolli, filho do Cabo Pontarolli, que integrou a peça responsável por esse marco durante a Segunda Guerra Mundial.
Na sequência, foram entregues Medalhas "Tenente Max Wolf Filho", como forma de reconhecimento da Legião Paranaense do Expedicionário, às personalidades que prestaram relevantes serviços à entidade.
A cerimônia, realizada na manhã do dia 16 de setembro de 2024, emocionou os presentes e prestou uma justa homenagem aos feitos heroicos da FEB, lembrando a coragem de nossos combatentes nos campos de batalha da Itália.
Redes Sociais