M113 com SARC REMAX, uma realidade
No dia 27 de fevereiro, representantes da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro visitaram a empresa Ares Aeroespacial e Defesa para verificar a proposta de integração do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX 4 e itens acessórios na viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) M113BR como um “demonstrador de tecnologia”.
Na ocasião, foram apresentadas soluções para o aumento das capacidades da viatura, sendo elas a integração do REMAX 4, de um sistema de câmeras diurna/termal para o motorista, um pack de bateria extra com dispositivo que monitora a carga, um rádio para transmitir a tela do atirador e um computador tático, prevendo a integração com o sistema PROTEUS e um software de gerenciamento do campo de batalha (GCB). Tais equipamentos garantem maior proteção ao atirador, melhorias no desempenho do tiro, além de viabilizar a operação noturna da viatura.
Como itens adicionais, também foi exposta a possibilidade de integração com o rádio RDS-Defesa, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a AEL Sistemas, e a disponibilização de um computador tático para gerenciamento das informações durante operações.
O objetivo deste conceito, desenvolvido pela Ares com a DF, é verificar a viabilidade deste novo sistema de armas, como uma precursora da futura viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz) a ser adquirida no âmbito do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Forças Blindadas, para auxiliar na criação de doutrina ou ser utilizado como complemento a nova viatura, devido ao incremento do de seu poder de combate e da consciência situacional do comandante, pois apesar de ser um “demonstrador tecnológico”, todos os componentes integradas são do mais alto nível de maturidade tecnológica e alguns comprovados em combate.
Revista Tecnologia e Defesa – 28/02/2024
(https://tecnodefesa.com.br/m113-com-sarc-remax-uma-realidade/)
Texto Paulo Roberto Bastos Junior – Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.
Redes Sociais