Sargento Max Wolf Filho - Herói Brasileiro
No dia 12 de abril de 1945, tombava um dos maiores heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Sargento Max Wolf Filho. Naquele dia, o 11º RI recebeu a missão de reconhecer a região de Monte Forte Biscaia, a denominada “terra de ninguém”, e mais uma vez o sargento Wolf foi voluntário para comandar a patrulha, constituída por 19 militares que haviam se destacado por competência e bravura em outros combates.
A patrulha partiu às 12 horas de Monteporte, passou pelo ponto cotado 732 e foi a Maiorani, de onde saiu às 13 horas e 10 minutos para abordar o ponto cotado 747, objetivo daquela missão. Ao aproximar-se do casario, tentando envolvê-lo pelo norte, foi surpreendida pelos alemães. Eram 13 horas e 15 minutos, quando uma rajada de metralhadora alemã atingiu mortalmente o sargento Wolf. Seus subordinados tentaram, mesmo sob intenso fogo, resgatar o corpo de seu comandante, mas devido à eficácia dos tiros inimigos a patrulha recuou, retornando para a base.
Pela destacada coragem, liderança e patriotismo demonstrados durante os combates, o Sargento Max Wolf Filho, foi agraciado com as medalhas de Sangue do Brasil, Campanha de Sangue e Cruz de Combate, além da Bronze Star, dos EUA e, por fim, promovido post mortem ao posto de 2º Tenente.
Em justa homenagem, duas unidades do Exército levam seu nome, a Escola de Sargento das Armas, unidade responsável pela formação dos sargentos combatentes do Exército Brasileiro, e o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, unidade que utiliza as instalações do então 15º Batalhão de Caçadores, unidade em que o Sgt Max Wolf Filho incorporou.
Atualmente, o 20º BIB compõe uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, ou seja, tropa preparada, adestrada e devidamente equipada para ser empregada a qualquer momento na defesa na soberania nacional brasileira, bem como em missões internacionais como Força Expedicionária em qualquer parte do mundo. Para tal, o nosso batalhão anualmente realiza diversos treinamentos para que esses padrões sejam mantidos e estarmos prontos permanentemente para tais missões.
Redes Sociais